Azulejaria

Viúva Lamego

Viúva Lamego

Contactos

Telefone:

(+351) 21 231 4274

Ligações:

WebsiteWebsite

FacebookFacebook

InstagramInstagram

Morada:

Largo do Intendente 25

1100-285 Lisboa

Ver mapa

Horários:

2ª A 6ª

10:00 — 18:30

A Loja

Este é mais um caso de «viuvez» entre as nomenclaturas empresarias da cidade. Era hábito aplicar a denominação a negócios herdados pelas esposas do fundador; neste caso, António da Costa Lamego. Como se lê na fachada azulejada do edifício: «Fábrica de Loiça de António da Costa Lamego», «Fundada em 1849». Para singrar como única loja do género que se mantém, do antigo Bairro das Olarias, teve de promover o trabalho de técnicos especializados que soubessem fazer uso de métodos modernos e tradicionais, tirar partido da tecnologia e perpetuar as práticas artesanais. É esse saber fazer, em muitas técnicas secular, que faz com que tenha entre os seus colaboradores mais assíduos tantos artistas plásticos e arquitectos: Siza Vieira, Benoît van Innis e Manuel Cargaleiro são disso exemplos.


É difícil encontrar outra loja com uma presença (não publicitária) tão forte na cidade: a Casa do Ferreira das Tabuletas, no Chiado; os painéis de Maria Keil para o metro do Intendente; o Pavilhão de Portugal, de Siza Vieira; os painéis do viaduto Infante Santo, de Eduardo Nery; ou do Jardim Botto Machado, de André Saraiva; entre muitos – mesmo muitos! – outros.

Viúva Lamego
Viúva Lamego

Produtos
& Serviços

Azulejos de cores lisas, azulejo de relevo, azulejo arestas, azulejo mocárabe, patchwork, azulejo de preenchimento, painéis azulejares, azulejo tradicional.

Partilhar esta Loja com História:

Explorar Explorar