Passamanarias

Francisco Soares da Silva

Francisco Soares da Silva

Contactos

Telefone:

(+351) 21 387 5032

Ligações:

WebsiteWebsite

Morada:

Tv. Fábrica dos Pentes 4A
1250-106 Lisboa

Ver mapa

Horários:

2ª a 6ª

09:00 – 12:30 / 13:30 – 18:00

A Loja

 A história da Francisco Soares da Silva, que abriu em 1840, está ligada à história das Amoreiras, e ao motivo por detrás desta zona receber este nome. Um século antes da abertura desta loja, o Marquês de Pombal idealizou um projecto para a nova Lisboa em reconstrução posterior ao terramoto, no qual esta colina seria ocupada pelo Real Colégio das Manufacturas, ou Colónia Fabril das Amoreiras. Desse complexo fabril fariam parte uma fábrica de sedas, outra de pentes, de relógios, caixas de papelão, vernizes, cutelarias, botões, lacre e tapeçarias; para além de aulas de estuque e de desenho, que fariam o complemento à fábrica de louça, um pouco mais abaixo, ao Rato.


É neste conjunto que o Marquês idealiza o Jardim das Amoreiras, cuja arborização está pronta em 1771. Nestes terrenos foram plantadas 331 amoreiras, junto à fábrica das sedas, para promover a indústria da seda nacional. Não são poucos os que acreditam que aquela zona se chama Amoreiras a propósito do Centro Comercial do mesmo nome. De facto, a designação tem mais de dois séculos e meio. Hoje, junto ao referido jardim encontramos a Fundação Árpád Szenes-Vieira da Silva, instalada na antiga Real Fábrica das Sedas. Na porta ao lado encontra-se a Francisco Soares da Silva, S.A., última fábrica de passamanarias de Lisboa. É também a última produtora de fita de Moiré, uma fita de seda feita de forma artesanal e com um padrão único e exclusivo. Cada uma destas fitas tem uma "impressão digital única" e são usadas principalmente pelas universidades nos seus diplomas e condecorações.
Fabricam artesanalmente fitas de seda, de algodão, de cetim, fitas de condecoração (embaixadores, diplomatas, atletas e qualquer tipo de condecoração oficial), velcro, viés, gorgorões, linhas de coser e de bordar, enfim, fitas de todos os tipos, e cordões. As fitas e cordões podem ser personalizadas, dado que estão ali todas as matérias primas necessárias e uma variada paleta de cores. Trata-se de uma das mais antigas fábricas de Lisboa ainda em funcionamento.

Francisco Soares da Silva
Francisco Soares da Silva

Produtos
& Serviços

Fabrico e comercialização de passamanarias, bem como de outros artigos ou produtos relacionados com a actividade têxtil.

Partilhar esta Loja com História:

Explorar Explorar