Chás e cafés

A Carioca

A Carioca

Contactos

Telefone:

(+351) 21 342 0377

(+351) 21 346 9567

Morada:

Rua da Misericórdia 9,
1200-270 Lisboa

Ver mapa

Horários:

2ª a 6ª

09:00 – 19:00

Sábado

09:00 – 13:00

A Loja

A Carioca foi fundada em 1936 por Isidoro Teixeira, que irá abrir logo a seguir uma outra Loja Com História, a Pérola do Chaimite nas Avenidas Novas. A Carioca permaneceu na mesma família até 1993, quando foi comprada pela torrefacção Negrita Cafés. A torra do seu café é feita na Negrita, aos Anjos, onde até se concebeu um lote especial para A Carioca. Por tudo isto, o café é o pretexto mais imediato para vir até esta loja: pelos cafés de origem, vindos de todo o mundo e pelos lotes especiais. São o «Arábica Timor», o «Carioca», o «Expresso», o «Presidente», e o «Tavares». Este último foi criado em parceria com os proprietários do famoso restaurante vizinho, também conhecido como Tavares Rico. A relação comercial no que concerne este lote está actualmente interrompida.


Quem sabe no entanto se, num futuro próximo, não poderemos desfrutar de um “café Tavares” na casa original para o qual foi concebido... Enquanto isso não acontece, podemos subir a rua e, um nada mais acima, no quiosque São Roque ao Largo Trindade Coelho, disfrutar de uma bica vinda directamente da casa “vizinha de baixo”.

Recentemente, os lotes da casa estão disponíveis em cápsulas; portanto, na rua ou em casa, a comodidade não podia ser maior. O chá é outro forte da loja, entre eles o Gorreana dos Açores. Mas também é de realçar os chocolates, a araruta, as bolachas, os biscoitos, os bombons, e as guloseimas várias. Se tudo isto não bastasse, existe a experiência da loja, os traços Art Déco, os moinhos de café antigos, e os painéis pintados sobre madeira com motivos alusivos ao café e ao chá, não esquecendo o atendimento, tudo isto são bons motivos para uma visita. Estas pinturas sobre madeira refletem um gosto orientalizante muito em voga nos anos 20, e que neste caso são chamadas de chinoiseries, o que designa diferentes evocações da China na arte ocidental. No entanto, sendo o chá um protagonista da casa, não é de todo descabido a evocação às suas origens asiáticas.

A Carioca
A Carioca

Produtos
& Serviços

Cafés e chás empacotados e avulso, moinhos, máquinas de balão, de prensa, cafeteiras italianas e outras, chávenas, canecas, bules e todos os apetrechos necessários ao fabrico dos melhores chás e cafés.
Chocolates, bolachas, rebuçados, bombons, amêndoas e outras doçarias.

Partilhar esta Loja com História:

Explorar Explorar