Bar

Pavilhão Chinês

Pavilhão Chinês

Contactos

Telefone:

(+351) 21 342 4729

Morada:

Rua Dom Pedro V 89
1250-093 Lisboa

Ver mapa

Horários:

Todos os dias

18:00 – 02:00

A Loja

Um texto à imagem desta loja seria uma lista. Exaustiva, fascinante, excessiva, sem critério óbvio, qualquer coisa da qual os olhos não se pudessem despegar – como as estantes que cobrem as paredes deste “Pavilhão”.
Começaria assim:

Um soldadinho de chumbo, um arlequim, um bule de cerâmica, uma medalha, um manguito, uma espada, uma estatueta de uma pin-up ao telefone, um capacete militar, um cartaz do carnaval do Rio de 1890, aviõezinhos – muitos, canecas várias, emblemas vários, insígnias várias, e mais aviões de guerra e mais exércitos, um comboio, um mapa, um action man, uma bandeira, o busto do Pessoa, mais Bordalo Pinheiro, um jogador de futebol, um globo, leques, uma cantora de ópera, duas banhistas, um paraquedista, a Betty Boop...


... e não acabava mais.
É também isto o Pavilhão Chinês, um incrível exercício de excesso que faz lembrar a cultura do Wunderkammer alemão, os famosos “gabinetes de curiosidades” ou “quartos das maravilhas” dos séculos XVI e XVII, em que colecionadores reuniam todo o tipo de maravilhas que iam chegando ao olhar europeu, do recém descoberto mundo das expansões marítimas. Foi uma época de assombro e expansão para o saber, e os Wunderkammern materializaram isso, bem como as cinco salas deste singular bar nos relembram.


Uma campainha toca, e um empregado vestido a rigor – calças pretas de vinco, colete e laço vermelhos por cima da camisa branca – recebe os clientes e acompanha-os à mesa. A atmosfera é animada por vários idiomas, o ambiente de um bar cosmopolita onde se experimentam cocktails e se joga snooker.
É das Lojas Com História uma das mais recentes, apesar de tudo nela remeter a tempos idos, como se além de ser um bar fosse também um museu. Abriu as portas em 1986, mas conservou a memória do anterior negócio, como ali existia desde 1901. Este tacto e toda esta colecção deve-se a Luís Pinto Coelho, um homem singular que sonhou isto tudo, e trouxe a experiência acumulada de outros bares – o Paródia, o Foxtrot, o Procópio – para oferecer a Lisboa este espaço único.

Pavilhão Chinês
Pavilhão Chinês

Produtos
& Serviços

Bebidas espirituosas, refrigerantes, sumos diversos, cocktails, sandes diversas

Partilhar esta Loja com História:

Explorar Explorar