Tecidos, Peles

Casa Forra

Casa Forra

Contactos

Telefone:

(+351) 218882734

Ligações:

WebsiteWebsite

FacebookFacebook

Morada:

Poço do Borratém 32
1100-240 Lisboa

Ver mapa

Horários:

2ª a 6ª

09:00 – 13:00 / 14:00 – 19:00

Sábados

09:00 – 13:00

A Loja

A agigantada forma em cor amarela sobre a porta de entrada é colocada e retirada várias vezes ao dia, num ritual de que os clientes não prescindem, por ser um marco característico da loja. É a típica forma de um sapateiro, chamariz para os sapateiros que sempre tiveram neste lugar onde encontrar tudo o que necessitam para o seu ofício. Dentro da loja, os números vão passando no mostrador com o seu som característico, mas há sempre algum funcionário que os aquece com a voz:
“Noventa e dois? Onde está o noventa e dois?”
Os pedidos tomam por vezes formas peculiares, dado que ali se vende e se repara de tudo, dá-se nova vida a uma paleta de coisas, pedem-se conselhos, esclarecem-se dúvidas:
“Olhe, este cinto, todo manchado... tem salvação?”
“Tem cá disto?”
“Não há cromado?”
“Trouxe de Espanha e só quando cheguei a casa é que vi que não gostava da cor...”
“Faço malas. Preciso de uma máquina de rebites.”
“Era uma graxa assim, tinha um cheiro, não sei. Nem sei como se chamava...”
O desfiar deste rosário nunca termina. Atrás do longo balcão os funcionários revezam-se para responder ao pedido mais prosaico e ao mais singular, sempre com a mesma atenção, dedicação e saber. Alguns clientes recebem pequenas lições de mestria, o que queiram saber sobre peles e seu tratamento.


Aberta desde 1947, a Casa Forra pertenceu sempre à mesma família, à exceção de um período em que foi vendida aos funcionários, sendo mais tarde recomprada pela família. Era o lugar por excelência onde se vinham abastecer de utensílios e materiais os sapateiros: a tesoura própria, o assentador, a faca para cortar tiras de couro, as máquinas de aplicar ilhoses. Como hoje a distribuição trata disso de forma mais eficiente, já não se acumulam em fila os sapateiros, como noutros tempos, o que não afasta da loja uma outra pequena multidão. São os amadores, os curiosos, os jeitosos, pessoas que gostam de dar azo à sua habilidade, fazer coisas, reparar, dar nova vida, poupar os objectos e a sua utilização renovada.
Além de reparações de malas, vestuário e artigos em pele, também é possível encontrar na Casa Forra tudo o que tenha a ver com peles, tintas, kits para cozer couro, saltos e solas, pantufas, palmilhas, graxas, atacadores, fivelas, molas, fechos, e simpatia. Por essa nem lhe cobram nada.

Casa Forra
Casa Forra

Produtos
& Serviços

Tingimento de peles na mesma cor e cores diferentes; pinturas em cabedais; pinturas em vestuário motard; restauro de peças ensebadas ou enceradas; impermeabilização de peles, tapetes, sofás.

Partilhar esta Loja com História:

Explorar Explorar