Gravador

Aníbal Gravador

Aníbal Gravador

Contactos

Telefone:

(+351) 21 342 6162

Morada:

Rua Nova do Almada 64
1200-289 Lisboa

Ver mapa

Horários:

2ª a 6ª

09:00 – 19:00

A Loja

 Abriu em 1929, pela mão de Aníbal Freire, gravador. Havia uma ligação familiar a uma outra loja, uma que entretanto já não existe, a Freire Gravador. O Sr. Freire era pai do Sr. Aníbal, um ofício que portanto lhes corria no sangue. Emancipado do pai, o Sr. Anibal empregou Acácio Alves, que é pai da actual proprietária, Maria Manuela Pinto.
Maria Manuela atende nesta loja de vão de escada desde 1982 mas, nos últimos anos, desde que o prédio integrou um hostel, a lojista tem mais movimento como companhia. Gosta de ver os seus hóspedes passar, explica que trazem vida. Há os que pedem para tirar fotografias e, um ou outro, torna-se cliente.
Nesta loja podem eles comprar ou mandar fazer – eles hóspedes, tanto quanto os locais ou os estrangeiros – cartões de visita, carimbos, chapas comemorativas, sinaléticas, ou sinetes para lacrar. Os cartões de visita exibidos na montra não são uma amostra aleatória: além de felizes do ponto de vista gráfico, repare nos nomes. Provável é que reconheça algum. Junto ao solo, arrumadinha a um canto, uma prensa de selo branco, que aqui também se pode mandar fazer.


O que aqui se encontra e que já não se encontra em mais lado nenhum é o anel com brasão, em aço ou ouro. A secção heráldica ainda é um âmbito importante da loja, atraindo clientes muito específicos. Isso está expresso nas diferentes figuras expostas, a cores e a preto e branco, representando brasões e armas nobiliárquicas – em desenho, aguarela ou relevo em papel. Outro forte da loja, hoje com tendência à descontinuidade, é a gravação ou estampagem em chapa. A impressão em offset substitui hoje essas técnicas de baixo-relevo, ou “talhe-doce”, como nos explica a Sra. Manuela. Os clientes que ainda tenham chapas podem vir cá mandar fazer os seus cartões, mas já não se produzem chapas novas.
Alheio a todas estas questões mais técnicas, estampagem e heráldica, está o protagonista da imagem em lugar de destaque de quem chega ao balcão. Um gatinho espojado ao sol. Era o gato do Sr. Aníbal, aqui imortalizado em pose feliz e relaxada, nesta mesma entrada, num dia soalheiro. Esta imagem tem nela a história de uma outra loja, hoje desaparecida: a “Instanta”, que era mesmo em frente. Era uma casa de fotografia, e nota-se pelo retrato que lá haveria alguém com muito olho, e muito atento. Outras histórias se teceram com lojas vizinhas, nomeadamente com uma outra Loja Com História, a vizinha Ferin. Alguns amantes de livros que frequentam a casa aproveitam o embalo da rua do Almada, em descida vindos da livraria, para virem aqui estampar os seus ex-líbris. Recomenda-se a colecção guardada nos catálogos, há exemplares lindíssimos.

Aníbal Gravador
Aníbal Gravador

Produtos
& Serviços

Gravações e produção de carimbos personalizados.

Partilhar esta Loja com História:

Explorar Explorar