A Loja
A vida de Américo Marques é central para melhor se apreciar esta loja. Além de impulsionador do Centro Antiquário, foi pai das actuais responsáveis, Margarida Leite e Cristina Veloso. A vida das duas foi marcada pela dedicação e paixão do pai, de tal forma que se confundem, tornando-se a intensidade do pai a intensidade delas, patente no entusiasmo com que revisitam cada história. É mais do que um negócio de família, é um tesouro que herdaram e que tentam defender e proteger a qualquer custo.
O Centro inaugurou em 1955 mas é em 1990 que abre portas na actual morada. Neste edifício de traça pombalina funcionava até esse momento a fábrica de licores Âncora, historial marcado pelo expositor de rótulos ainda à venda. A loja adaptou-se ao espaço existente e não lhe foi feita nenhuma alteração digna de nota, mantendo e enaltecendo a arcaria de pedra e silhares de azulejos pombalinos. Aqui, tanto se encontra uma lembrança ou um livro a poucos euros, como se investe numa antiguidade ou numa obra rara, uma primeira edição autografada, peças que podem atingir elevados valores monetários.
Produtos
& Serviços
Livros selecionados, manuscritos, autógrafos, gravuras, mapas, rótulos da fábrica Âncora, revistas, postais, curiosidades.