O comércio de uma cidade pode, e deve, ser um dos elementos distintivos e diferenciadores entre cidades. O comércio teve, sempre, ao longo da História, um papel muito relevante na cidade de Lisboa. E o comércio continua a ter um lugar determinante na vida económica, social e cultural da cidade.
Posicionar o comércio como marca diferenciadora de cidade e, simultaneamente, atividade económica geradora de emprego, exige a articulação de diferentes e complementares medidas, no âmbito de uma estratégia que ligue três áreas de atividade municipal: planeamento urbano e elementos arquitetónicos, património cultural e atividades económicas.
A cidade de Lisboa tem como uma das suas prioridades trabalhar com o comércio tradicional e histórico da cidade no sentido de, por um lado, preservar e salvaguardar os estabelecimentos e o seu património material, histórico e cultural, e por outro lado, dinamizar e reactivar a actividade comercial, essencial para a sua existência. Foi com esse objectivo que a Câmara Municipal de Lisboa deu inicio a um programa pioneiro no país.
O projecto “Lojas com História” foi criado pela CML em Fevereiro de 2015 (aprovado através da Deliberação n.º 99/CM/2015 (Proposta n.º 99/2015) publicada no 4.º Suplemento ao Boletim Municipal n.º 1097, de 27 de fevereiro de 2015) movido por um sentido de urgência na preservação e dinamização deste património, sabendo que nele reside uma parte relevante da identidade e carácter da cidade e que é, ao mesmo tempo, um importante mecanismo social e económico para o seu desenvolvimento.
Após um intenso trabalho de pesquisa documental e de trabalho de campo em Fevereiro de 2016 a CML aprovou os critérios de atribuição da distinção “Lojas com História”, e as competências do grupo de trabalho e do conselho consultivo, pela Deliberação n.º 66/CM/2016 (Proposta n.º 66/2016) publicada no 4.º Suplemento ao Boletim Municipal n.º 1149, de 25 de fevereiro de 2016.
Em julho de 2016 e fevereiro de 2017, sob proposta do Grupo de Trabalho, e depois de ouvido o Conselho Consultivo, a Autarquia aprovou a atribuição da distinção “Lojas com História” a um conjunto de respectivamente 63 e 19 estabelecimentos comerciais, divulgado publicamente nos Boletins Municipais nº 1171-2º suplemento e 1204-4º suplemento .
A partir de Maio de 2017, por iniciativa dos comerciantes, proprietários ou sociedade civil, os estabelecimentos poderão candidatar-se à atribuição desta distinção, nos termos do respectivo Regulamento, publicado em Diário da República.
Para apoiar a manutenção e fomento das características genuínas deste importante sector do comércio -“Lojas com História”, a Câmara Municipal de Lisboa criou o Fundo municipal “Lojas com História”, publicado em Diário da República.
Além dos apoios financeiros previstos neste regulamento, a Câmara Municipal de Lisboa promoveu a criação da identidade visual do programa no âmbito da qual foram desenvolvidos suportes promocionais variados como este website e ainda a constituição de uma equipa municipal dedicada aos lojistas.
Em julho de 2018 no seguimento do processo de candidatura e sob proposta do Grupo de Trabalho, depois de ouvido o Conselho Consultivo, a Autarquia aprovou a atribuição da distinção “Lojas com História” a um conjunto de 44 estabelecimentos comerciais, divulgado publicamente no Boletim Municipal nº 1272-1ºsuplemento
Em dezembro de 2018 no seguimento do processo de candidatura, a Autarquia aprovou a atribuição da distinção “Lojas com História” a um conjunto de 18 estabelecimentos comerciais, divulgado publicamente no Boletim Municipal nº 1295-5ºsuplemento