A Loja
António Polycarpo, nascido em 1788 (na freguesia de Benedita, concelho de Alcobaça), foi o fundador de uma oficina de cutelaria em Lisboa em 1822/1825 (1822 é o ano mencionado em várias referências sem prova documental e 1825 segundo a sua biografia, datada de 1856). Anos antes iniciou-se como aprendiz de cutileiro, recebendo instrução da parte de um mestre francês (Charniére); mestre que possuía na Rua Formosa uma oficina de cutelaria onde deu formação a muitos outros jovens que mais tarde se iniciaram na arte por conta própria, tal como aconteceu com Polycarpo.
Depois de participar em campanhas militares pro liberalismo, e vindo a combater na guerra civil, veio a estabelecer o seu negócio na Rua de São Nicolau onde chegou a empregar 100 operários (entre oficinas e 3 lojas na mesma Rua, nos números 25 a 31). Mais tarde viria a fundar outra oficina revelando a elevada prosperidade do negócio. Trata-se de uma das primeiras lojas/oficina de cutelaria de Lisboa, tendo funcionado desde a origem na mesma morada. A esta cutelaria referem-se variados textos e menções em artigos de imprensa ao longo do século XIX e seculo XX.
Produtos
& Serviços
Cutelaria especializada, material cirúrgico, aparelhos de massagem estética e beleza e reparação e assistência aos artigos vendidos.