A Loja
«Isto é de uma fábrica que fechou há uns 15 anos. Já não se encontra em lado nenhum, estes galões.» - é Alfredo Ricardo, dono e funcionário há mais de sessenta anos, quem o explica a um cliente. Considera-se 1898 como a data mais antiga documentada, mas sabe-se que a loja existia antes. É a mais antiga das retrosarias desta rua, depois de tantas já terem fechado. São muitas décadas a servir os lisboetas com todo o tipo de emblemas, plissados, borlas, botões e um sem número de outros artigos necessárias à confecção, decoração e reparação.
Do espólio documental faz parte um livro de credores de 1909 a 1918. Nele descobrimos entradas e saídas referentes a outras retrosarias da mesma rua, demonstrando que existiria um sistema de colaboração. Em vez de serem concorrentes ou rivais, trabalhavam em sinergia. Segundo nos contam, ainda assim é hoje.
A loja esteve até 1998 na família do fundador, Alexandre Bento, até essa sociedade ser comprada pelo actual proprietário, quem já lá trabalhava, Alfredo Ricardo.
Produtos
& Serviços
Retrosaria