A Loja
Ocupando um edifico de cariz pombalino, visível nos arcos em pedra de cantaria, a Silétrica é a única loja do seu ramo na Rua da Madalena, sendo exemplo de resiliência comercial, ao contrário de outras, como Lisbonense, F Leite, JSL, Telvox, Sealuz ou União, forçadas a abandonar esta artéria da Baixa.
A Silétrica constitui-se como modelo no comércio local, servindo moradores e grandes instituições públicas ou privadas. Mantém um espaço de oficina para arranjos e assistência aos clientes. No espólio da loja destaque para um Diploma da Philips Portugal conferido à SILÉTRICA “pela sua colaboração no desenvolvimento e expansão da Philips em Portugal”.
Constituída em Dezembro de 1955 por Manuel Alves de Morais Canaveira e João Alves de Morais Canaveira, a empresa “Silvânia Eléctrica Portuguesa, Ld.ª.” foi forçada, por decisão judicial, a alterar a sua designação para “Silétrica – Sociedade Eléctrica Portuguesa, Lda.”.
Desde 1962, a Silétrica mantém a sua atividade nas atuais instalações da Rua da Madalena, integrando o escritório e armazém. João Paulo da Fonseca, atual sócio maioritário da empresa, iniciou-se em 1982 como empregado no estabelecimento.

