A Loja
A Livraria Sá da Costa foi fundada no antigo Largo do Poço Novo (atual Largo Dr. António Sousa Macedo), em 10 de Junho de 1913 pela firma Augusto Sá da Costa, Lda. (da família Sá da Costa). O responsável da Livraria era Augusto Sá da Costa, que até então tinha trabalhado com o antigo livreiro Augusto Aníbal de Avelar Machado com loja na Rua do Poço dos Negros, 19-21, aberta ao público até 2016. No dia 10 de Junho de 1943, inaugura, com a presença do Presidente da República de então, General Óscar Carmona, as novas instalações na Rua Garrett, 100, onde ainda se mantém.
Com a morte do fundador em 1960 a administração da livraria é assumida pelo filho mais velho Augusto de Macedo Sá da Costa, economista associado à fundação e direção da Sociedade Portuguesa de Matemática.
A partir dos anos 90 do século XX, com as alterações no mundo livreiro e editorial, a Livraria Sá da Costa passa por um período conturbado, encerra por uns meses em 2008 reabrindo em outubro do mesmo ano associada a um projeto editorial da Fundação Agostinho Fernandes. António Luís Macedo Sá da Costa, filho mais novo de Augusto Sá da Costa, foi então designado diretor de Relações Públicas da Livraria Sá da Costa.
O projeto da Fundação não funcionou e a editora e livraria acabou por encerrar em 2013, reabrindo em 2014. A firma é a mesma, mas agora sem descendentes do fundador “apresentando-se hoje como um dos maiores alfarrabistas do país, distinguindo-se pelo seu variado acervo, onde é possível encontrar obras literárias raras e até exemplares únicos, no meio dos quais estatuetas, máscaras africanas, quadros, fotografias e postais antigos, globos, cartografia, desenhos, de entre muitos mais objetos curiosos, lhe conferem um ambiente único. Na sobreloja, onde se localizavam os escritórios, passou a funcionar um espaço de café e galeria para atividades artísticas e culturais.
A Livraria Sá da Costa é uma das mais antigas de Lisboa, e desde a sua fundação até aos anos 90 do século XX, também uma importante editora de autores nacionais. É uma das livrarias bandeira do Chiado que contribui para a diversidade e diferenciação comercial e cultural desta zona da cidade.
A maioria dos livros são portugueses ou de editoras nacionais, alguns (em português ou em língua estrangeira) versam sobre a história e cultura de Portugal, o que comprova a especialização da loja na aquisição e comercialização de artigos que remetem para a portugalidade. Muitos dos livros disponíveis são edições da antiga editora Sá da Costa.


Produtos
& Serviços
Livraria